Capacitação profissional, geração de renda e fortalecimento da assistência social estão entre os pilares do programa.
O prefeito Helinho Zanatta, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, e da secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, participou ontem (20), do lançamento do programa SuperAção SP, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A ação do Governo do Estado tem como objetivo principal oferecer uma jornada completa de transformação para as famílias paulistas em situação de vulnerabilidade.
O programa é voltado a famílias do Estado registradas no CadÚnico (o cadastro dos programas sociais do governo federal). Em Piracicaba, são 36.564 famílias cadastradas que poderão ser impactadas pelas ações previstas pelo programa, que é estruturado em três módulos: Desenvolver, Proteger e Incluir.
✅ Receba nossas notícias no seu WhatsApp
Dentro dos eixos Desenvolver e Incluir, está o programa Caminho da Capacitação, iniciativa do Fundo Social de São Paulo que vai levar mais de 30 carretas-escola aos municípios com cursos profissionalizantes gratuitos. O objetivo é oferecer qualificação profissional, criando condições reais para que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao mercado de trabalho ou ao empreendedorismo e possam transformar suas vidas.
O programa será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e tem investimento inicial de R$ 500 milhões, sendo R$ 150 milhões para um reforço de mais de 60% no cofinanciamento estadual de ações sociais realizadas pelos 645 municípios paulistas.
O SuperAção SP reúne 29 políticas públicas estaduais já existentes, entre iniciativas de habitação, segurança alimentar, educação, capacitação, entre outras. Essas políticas compõem um cardápio a partir do qual agentes do programa organizarão, junto a cada família, uma jornada personalizada para cada caso.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
“A participação de Piracicaba neste programa é fundamental. Ações como essa olham para quem mais precisa, para quem está em situação de vulnerabilidade social. Essas famílias precisam de oportunidades para reconstruir suas vidas, e o SuperAção SP vem justamente para fortalecer essa rede de apoio”, destacou a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Valkiria Callovi, também ressaltou a importância das iniciativas de qualificação profissional. “Oferecer capacitação é uma maneira concreta de transformar a vida das pessoas. Quando a população tem acesso à formação, ela tem mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, gerar renda e garantir dignidade para suas famílias”, afirmou.
Conheça nossas mídias sociais: